Cirurgia Estética
Lipoescultura
Ritidoplastia

Lifting Facial /Cirurgia da Face / Cirurgia das Rugas Faciais

As alterações do envelhecimento facial são importantes do ponto de vista estético, psicológico e social dos pacientes. Notamos com o avançar da idade e com o envelhecimento dos tecidos o surgimento de atrofia do conteúdo gorduroso, fraqueza dos tecidos de sustentação e flacidez da pele. Esse processo exterioriza-se na forma de rugas faciais. 

 

 

 

 

 

 

Podemos dividir a face em três porções, a superior, que compreende a fronte, as sobrancelhas e as pálpebras. terço médio compreende a região malar, sulco nasogeniano e angulo da mandíbula. O terço inferior compreende basicamente o mento e o pescoço. Todas as três porções estão alteradas com o envelhecimento facial, podendo encontrar áreas mais ou menos acometidas.

 

Em uma forma mais simples, as rugas encontradas na região da fronte, próximas aos olhos e os sulcos formados próximos ao nariz e boca são resultado desse processo. Ainda, a formação de bandas no pescoço, a perda do contorno e linearidade da pele que recobre da mandíbula acentuam o aspecto de envelhecimento.

 

A satisfação obtida com a cirurgia do lifting facial depende de um bom diagnóstico, focado nas queixas e na percepção do cirurgião acerca do real beneficio em cada região da face.

 

As cirurgias para a correção das alterações do envelhecimento facial, são conhecidas como lifting facial ou ritidoplastias, podem ser de vários tipos e direcionadas a regiões especificas como fronte, terço médio e região do pescoço. Daí a necessidade de uma boa avalição cirúrgica pré-operatória. 

 

Anestesia: local com sedação ou geral
Duração: 3h – 6h
Internação: 12- 24h 

 

Cirurgia 

As cirurgias para tratamento das rugas da região da fronte e ao redor dos olhos tem sua indicação para casos mais intensos, onde a descida da cauda da sobrancelha não é efetivamente tratada através de métodos menos duradouros como a toxina botulínica. A incisão varia conforme o grau de flacidez, estando sempre pouco visível, alguns centímetros para dentro da linha do cabelo e com extensões variáveis.

 

O tratamento do terço médio da face, da descida da região malar, atenuação dos sulcos próximos ao lábio e nariz e da região do angulo da mandíbula é feito através de incisões pré-auriculares com extensão retro auricular, esta adentrando a linha capilar posterior, a fim de que, mesmo com os cabelos presos, torne-se pouco visível.

 

A região do pescoço pode ser abordada em casos mais leves através da mesma incisão pré-auricular ou, em casos mais avançados de flacidez, via incisão discreta abaixo do mento. Lembro que o mento deve ser particularizado quanto as alterações de ausência ou excesso de projeção antes da cirurgia, o que implicaria em procedimentos adicionais para sua melhora. 

 

 

 

 

 

 

No período pós-operatório, costumamos recomendar cabeceira elevada, curativo em forma de turbante por 12h, drenos em alguns casos por 12h, pomadas e colírios oftalmológicos por tempo individualizado. Os pontos costumam ser retirados apos 5 dias, podendo retomar atividades mais leves apos 1 semana, sem contudo esquecer da necessidade de proteção solar e ocular. Atividades físicas mais intensas costumam ser liberadas somente apos 30 dias.

 

Complicações

 

Apesar de raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência de pontos, ectrópio, alterações visuais, sofrimento de pele, assimetrias, alterações de sensibilidade e motora. 

 

 

Perguntas e Respostas

 

01. QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER? 
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frizá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de se fazer "o relógio do tempo" ser retardado conforme sua vontade. Podemos confidenciar-lhe que nenhum cirurgião plástico logrará este intento. 

 

02. COMO FICARÃO AS CICATRIZES? DESAPARECERÃO? 
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro(a), em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente inaparente. Apesar desta advertência prévia, muitos(as) pacientes costumam olvidar-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Esperamos que voce não seja um(a) deles(as) e tenha sempre em seu poder este folheto de instruções. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer. 

 

03. QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA A OPERAÇÃO?
Tanto a anestesia geral quanto a local com sedação são utilizadas. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo. 

 

04. Quanto tempo demora o ato cirúrgico? 
Depende muito da cirurgia (se incluirá pálpebras, fronte, pescoço) e da técnica usada. Pode demorar de 2 horas a até 6 horas. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois, certos casos demandam maior desgaste de tempo em certas fases da cirurgia. O que importa é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia.

 

05. São utilizados curativos? 
Sim. Geralmente são utilizados curativos tipo "capacete". O grande curativo é retirado em torno das primeiras 24 horas, podendo ficar apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais, após esse período. 

 

06. QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO? 
Em geral de 12 a 24 horas 

 

07. OS OLHOS FICAM OCLUÍDOS NO PÓS-OPERATÓRIO? 
Em geral não. Apenas recomendamos a aplicação de compressa de gaze embebido em água fria sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente o deseje. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos. 

 

08. QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? 
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 4 dias. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 7 e 14 dias.

 

09. QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS? 
Entre o segundo e o sétimo dia pós-operatório poderão ser lavados e penteados os cabelos (com certo cuidado). Para secá-los utiliza-se secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 4ª semana. 

 

10. O "CORTE DE CABELO" PREPARATÓRlO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO? PODERÁ SER DISFARÇADO NO PÓS-OPERATÓRIO? 
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado. 

 

11. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO? 
Muito raramente. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Ocasionalmente um ou outro caso poderão apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente sedada com analgésicos comum. Como no lifting facial há descolamento da pele, é comum uma insensibilidade transitória devido à lesão de nervos cutâneos. A sensibilidade costuma retornar gradativamente. 

 

12. QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA MAQUILAGEM? 
Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 10° dia. 

 

13. AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES? 
Evidentemente; a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos.

 

14. POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO? 
A cirurgia da face, pescoço e pálpebras rejuvenesce visualmente esses territórios. "Ela retarda mas não interrompe o processo evolutivo do organismo". Alguns casos de rugas muito acentuadas na face, pescoço e mento, necessitam ser reoperados após 1 ou mais anos, a fim de se complementar o resultado obtido na primeira operação. 

 

15. HÁ RISCO NESTA OPERAÇÃO? 
Raramente a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução como hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infecção. 

 

16. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA? 
Você não deve se esquecer que até que se consiga atingir o resultado almejado diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo. Caso não esteja, não se preocupe. Dê tempo ao tempo, que o seu organismo se encarregará de dissipar todos estes pequenos transtornos que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma pessoa estranha, que não se furtará à observação: "Houve alguma complicação? Será que isto vai desaparecer?" É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. 

 

Em tempo: Um curto período de "depressão emocional" poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da "ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes". Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 a 6 meses pós-operatórios.A realização de drenagem linfática facial poderá ajudá-la(o) na recuperação do edema. 

 

17. PARA FINALIZAR: O RESULTADO DA CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO COMPENSA? 
Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar "mais bonitas". Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com o intuito de informá-lo (a).a respeito da cirurgia de Rejuvenescimento facial. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas. 

 

IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião.

 

Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subseqüente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas. 

 

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. A divulgação de pr eços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada. 

 

Adaptado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP

Cirurgia Plástica
Dr. Fernando Araujo - CRM: 4210
Telefones: (79) 3023-6881 | 99126-7345
Siga-nos no Facebook
criação de site