O mento configura uma das estruturas mais importantes do ponto de vista estético do terço inferior da face. Seu formato e sua posição podem representar ou transformar o perfil de uma paciente, como por exemplo, mento retraído em pacientes mais introvertidos e mento proeminente em pacientes com personalidade mais forte. Porém, trata-se apenas de impressões culturais ou da retração social causada pelas deformidades.
O Hipomentonismo significa deficiência de projeção do mento, pacientes apresentam o queixo retraído com importante repercussão na estética facial. As modalidades de tratamento podem ir desde um implante que pode ser de silicone ou de polietileno ou avanço do tecido ósseo do mento com uso de fixação mais avançada do mesmo com placas e parafusos especiais.
Anestesia: local com sedação ou geral
Duração: 1h – 2h
Internação: 6 - 24h
Cirurgia
A incisão é realizada na mucosa interna do lábio inferior seguido do procedimento indicado, se prótese ou avanço via osteotomia do mento. O fechamento da incisão é realizado com pontos absorvíveis que não precisam ser retirados e caem espontaneamente.
No pós-operatório, recomenda-se evitar alimentos com resíduos, alimentos muito quentes e sólidos por cerca de 10 dias, associa-se ainda o uso de enxaguante e antisséptico bucal. O edema costuma persistir por aproximadamente 1 mês. Em alguns casos, procedimentos como lipoaspiração do mento são combinados, por essa razão podemos indicar faixa compressiva ou mentoneira elástica.
Complicações
Apesar de raras, podem ocorrer: alterações de sensibilidade, hematoma, infecção, deiscência de pontos e rejeição da prótese.
Perguntas e Respostas
01. ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
Em casos de inclusão de próteses de silicone, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.
02. QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Se se tratar de correção exclusivamente do mento, a anestesia é a local (com ou sem sedação, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.
03. COMO É A PEÇA DE SILICONE QUE SERÁ INTRODUZIDA?
O cirurgião geralmente modela a peça ou se utiliza de peças pré-moldadas (existem vários tamanhos).
04. O SILICONE É PERIGOSO? NÃO PODERÁ OCASIONAR CÂNCER?
Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de ação cancerígena deste produto. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias.
Raros são os casos de eliminação da peça. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça mediante simples cirurgia sob anestesia local, sem ficar qualquer seqüela. Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça.
05. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Geralmente não. Mesmo que ocorra uma discreta dor, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.
06. E OS CURATIVOS?
Costuma-se fazer um tipo de curativo local com finalidade de ajudar a manter a prótese imoblilizada. Além do mais, este curativo serve de proteção aos eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.
07. QUANTOS DIAS DEVEREI FICAR DE REPOUSO?
Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 8 a 10 dias, sem contudo necessitar-se de repouso absoluto.
08. QUAL O MAIOR CUIDADO QUE SE DEVE TOMAR ANTES DA OPERAÇÃO?
Informar-nos quanto à intercorrência de algum dente inferior infeccionado ou inflamado. Caso ocorra esta eventualidade, solicite de seu dentista que a trate, antes mesmo de procurar-nos para a cirurgia de mentoplastia.
09. MINHA FISIONOMIA MUDARÁ MUITO COM ESTA CIRURGIA?
Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Apenas haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.
10. ESTA CIRURGIA PODERÁ SER ASSOCIADA À RINOPLASTIA?
Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face. A isto denominamos "perfiloplastia". IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião.
Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subseqüente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas.
O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.
Adaptado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP
Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, Sala 514, Centro Médico Jardins. CEP: 49026-010. Aracaju - SE
(79) 3023-6881
(79) 99126-7345
Segunda a sexta, das 14h às 18h