Cirurgia Estética
Lipoescultura
Lifting Coxas

Coxas (lifting crural)

A flacidez na região interna das coxas é queixa frequente em paciente com histórico de perda ponderal importante. Este fato acontece devido ao desequilíbrio causado pelo excesso de pele em detrimento da redução do tecido gorduroso, levando assim à queda dos tecidos por falha na sua sustentação.

Os pacientes apresentam inconvenientes como dificuldade para acomodação das vestimentas, acumulo de sudorese, mal cheiro e algumas vezes dermatites no local.

Anestesia: peridural com sedação ou geral

Duração: 2h – 4h
Internação: 24 – 48h

Cirurgia

A cirurgia consiste na retirado do excedente de pele seguida de ressutura com fixação dos tecidos de sustentação, reestabelecendo assim a a continuidade dos tecidos sem a presença das tão incomodas "dobras" e pregas.

As incisões podem variar de acordo com o excesso tecidual, sua localização e decisão da paciente. Para flacidez e excesso tecidual mais acentuado na região superior da coxa optamos por cicatriz na região da virilha. Em casos onde a flacidez acomete toda a coxa, sobretudo as porções mais próximas ao joelho, temos como opção a cicatriz vertical na região interna da coxa com extensão inguinal.

No pós-operatório, o paciente deve seguir as orientações de uso de malha compressiva por cerca de 30 dias e evitar o excesso de movimentos pois a tração natural exercida na cicatriz pelo andar e pela gravidade levam a um alargamento cicatricial nos primeiros meses. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento.

 

 

Complicações

Entre as infrequentes complicações da dermolipectomia de coxas, porém possíveis, podem ser citados: alterações de sensibilidade, hematoma, seroma, infecção, necrose (sofrimento da pele), deiscência (abertura da sutura), quelóide e trombose.

Perguntas e Respostas

01. A dermolipectomia de coxas deixa cicatriz muito visível?

A cicatriz resultante de uma dermolipectomia de coxa localiza-se obliquamente na prega inguinocrural (virilha), estendendo-se posteriormente até o sulco subglúteo. Apresenta maior ou menor extensão dependendo do volume de pele excedente a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho. Em casos de flacidez acentuada pode ser necessária cicatriz na face interna da coxa em direção ao joelho.

a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 6º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes.

Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais. Nessa fase é importante não tomar sol na cicatriz para esta não ficar definitivamente escura.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 6º ao 12º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia deverá ser feita após este período.

D
evido ao peso da pele da coxa, que fica causando tração sobre a cicatriz, é comum haver algum alargamento desta no decorrer da cicatrização.

02. Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo da dermolipectomia de coxas?

Nos primeiros meses, a raiz da coxa apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeita a períodos de "inchaço", que regride espontaneamente.

Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado a drenagem linfática, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 06 a 12 meses de pós-operatório.

03. A Dermolipectomia de coxa corrige o excesso de gordura localizada da região?

Isto depende do seu biotipo e volume de gordura localizada. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo. Dependendo do caso, poderá ser associada uma lipoescultura no local, junto com a dermolipectomia ou previamente a esta.

04. Há perigo nesta operação?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia de coxa traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Porém para que os riscos sejam mínimos é necessária a observação das orientações pré e pós-operatórias do cirurgião.

05. Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?

Poderá ser utilizada a peridural ou a geral.

06. Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Em média 3 a 4 horas.

07. Terei que tomar antibióticos?

Sim, durante um período de 7 a 10 dias.

08. Qual o período de internação?

De 1 a 2 dias (evolução normal).

09. São utilizados curativos?

Sim. Curativos periódicos.

10. Quando são retirados os pontos?

Quando houver pontos a serem retirados, estes o serão de 7 a 15 dias.

11. Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente 2 dias após a cirurgia.

12. Qual a evolução pós-operatória da dermolipectomia de coxas?

Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto". Seja paciente pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que, infalivelmente chamarão a atenção de alguma de suas amigas que não se furtará à observação: "//Será que isto vai desaparecer mesmo?//"- É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser a nós transmitida. Daremos os esclarecimentos necessários, para sua tranqüilidade. Em tempo: Em algumas pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório (edema, insensibilidade, transição cicatricial, etc.). Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes dos 06 aos 12 meses. Em caso de pacientes obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a "eliminação de razoável quantidade de líquido amarelado" por um ou mais pontos da cicatriz. Este fenômeno é chamado de "lipólise" e nada mais é do que a liquefação da gordura residual próxima à área da cicatriz que está sendo eliminada, sem que isso venha a se constituir como complicação.

IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião.

Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subseqüente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas.

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada.

Adaptado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP

Cirurgia Plástica
Dr. Fernando Araujo - CRM: 4210
Telefones: (79) 3023-6881 | 99126-7345
Siga-nos no Facebook
criação de site