Cirurgia Estética

Bichectomia

Bichectomia

A redução das bochechas é o desejo de várias pessoas, afinal, elas podem deixar o rosto muito arredondado ou com aspecto infantil.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico para retirada ou diminuição da gordura das bochechas, também chamada de ‘bola de Bichat’ (referência ao anatomista francês Marie François Xavier Bichat, no início do século 19).

Essa cirurgia costuma ser feita por pessoas que mordem involuntariamente a parte interna da bochecha, que buscam um rosto mais definido ou para reduzir o aspecto arredondado da face.

Quando as bolas de Bichat são removidas – elas se estendem das bochechas até próximo da altura dos olhos -, o rosto ganha um aspecto mais afinado, e as mandíbulas e a região do malar (parte superior da maçã do rosto) ficam destacadas.

Cirurgia

O acesso é através de uma pequena incisão (cerca de 1,5 cm) do lado interno da bochecha (nos dois lados), e a bola de Bichat é retirada parcialmente ou totalmente.

O procedimento é feito com o paciente sob anestesia geral, local com sedação ou somente anestesia local. A indicação para a anestesia varia de acordo com as particularidades do paciente e avaliação da anestesiologista.

01 - É indicado para mim?

A indicação ou não do procedimento depende de avaliação presencial. A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 16-18 anos ou fora do peso ideal.

02 – Existem riscos?

Os riscos são os comuns a qualquer procedimento cirúrgico (sangramento, infecção) além dos relacionados às peculiaridades locais.

03 – Qual o tempo da cirurgia?

Varia na dependência da experiência do cirurgião, tipo de anestesia utilizada e intercorrências. No geral costuma ser um procedimento rápido, em média de 1 hora.

04 – Como é a recuperação?

Nos 7 primeiros dias é recomendado evitar alimentos pequenos (como arroz, sucos de limão e laranja) e álcool.

Durante os primeiros dias, pode ser necessário fazer uma compressa gelada no rosto.

O tempo de repouso pode levar em torno de 30 dias. O paciente deve seguir alguns cuidados (como dormir com a cabeça elevada, redobrar a atenção com a higiene bucal e evitar atividades físicas).

A dor não costuma ser importante. Edema e roxos podem durar de alguns dias a poucas semanas, variando caso a caso.

Fonte: SBCP e Dr. Dráuzio Varella

Endereço

Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, Sala 514, Centro Médico Jardins. CEP: 49026-010. Aracaju - SE

Telefones

(79) 3023-6881
(79) 99126-7345

Atendimento

Segunda a sexta, das 14h às 18h

criação de site

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência com seus visitantes. Se você continuar estará de acordo com a nossa política de privacidade. Clique aqui para saber mais.