Cirurgia Estética
Lipoescultura
Prótese Glútea

Gluteoplastia

A região glútea tem grande importância estética, sobretudo em países de clima mais quente como o Brasil, onde a região tem destaque entre os atributos femininos. As características da região glútea são na maioria delas constitucionais de cada individuo, composta de musculatura, tecido adiposo e o envoltório de pele. Cada individuo tem um tipo de composição da região das nádegas diferente, assim como a evolução e flacidez do local com o passar da idade e após variações ponderais.

Para o aumento da projeção e melhora do contorno da região glútea, devemos particularizar cada caso, pois trata-se de uma região complexa e que envolve desde a região do flanco como do dorso inferior, necessitando algumas vezes procedimentos adicionais como lipoaspiração. A prótese de silicone é utilizada em posição intramuscular para promover ganho de volume e aumentar a projeção do glúteo.

Vale lembrar que em casos selecionados podemos aumentar o volume da região glútea com enxertos de gordura obtidos através de lipoaspiração prévia. 

Anestesia: geral ou peridural
Duração: 2h – 4h Internação: 24h 


Cirurgia 

O procedimento cirúrgico consiste em realizar uma incisão no sulco Inter glúteo de forma que mesmo a nudez não venha a revelar a cicatriz. As próteses são posicionadas dentro do músculo glúteo máximo, estando bem protegidas e acima do ponto de apoio, ou seja, o paciente não senta sobre a prótese. São utilizados drenos nos primeiros dias de pós-operatório. Orienta-se manter repouso relativo por 14 dias e uso de malha compressiva por cerca de 30 dias.

 

 

Complicações 

Apesar de raras, podem ocorrer: alterações de sensibilidade, hematoma, seroma, infecção, intolerância à prótese, cicatrizes alargadas ou quelóides. 


Perguntas e Respostas

01. A Gluteoplastia de Aumento deixa cicatrizes?
Toda cirurgia deixa cicatriz. Felizmente, esta cirurgia nos permite colocar a cicatrize em local disfarçado. A cicatriz costuma ser pequena e de boa qualidade, o que somado à uma localização oculta a torna bastante discreta.. O tamanho da cicatriz será o menor possível para se colocar a prótese de glúteo, geralmente 7 cm. 

02. Onde se localiza a cicatriz? 
A cicatriz é situada no sulco interglúteo, prega natural entre as nádegas. O tamanho da cicatriz é em torno de 7 cm, menor tamanho que possibilita a colocação da prótese de glúteo. 

03. Ouvi dizer que algumas pacientes ficam com cicatrizes muito visíveis. 
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara tendem menos a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena ou orientais têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já o dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial. O sulco interglúteo não é um lugar que costume dar cicatrizes de má qualidade, ficando geralmente as cicatrizes bem discretas. 

04. Existe correção para as cicatrizes Hipertróficas? 
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com as características do período inicial da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, "também estão apreensivos quanto ao resultado final". 

05. Como ficarão minhas nádegas, em relação ao tamanho e consistência depois de colocadas as proteses? 
As nádegas podem ter seu volume aumentado através da cirurgia de prótese de glúteo. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois dispomos de vários tamanhos de peças de silicone a serem introduzidas. Existe uma harmonia entre o volume ideal das nádegas e o tamanho do tronco, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. A prótese de glúteo tem uma consistência maior do que o tecido normal das nádegas, logo é comum um certo grau de aumento da consistência das nádegas após a colocação das próteses. 

06. Posso escolher a forma da prótese que quiser? 
Cada paciente difere entre si em relação ao volume, consistência e forma das nádegas. Logo, não é porque uma amiga ou modelo colocou certo tipo e volume de prótese de glúteo que você colocará igual. Cada paciente tem uma prótese de glúteo ideal, que será escolhida em consulta após o exame minuncioso da região e do biótipo da paciente. 

07. Existe risco da prótese de glúteo estourar? 
As próteses de glúteo são de material bastante resistente e distensível. Um trauma teria que ser muito forte para estoura-las. No caso de uma rotura por trauma, provavelmante a prótese ajudaria a evitar maiores danos à bacia, por atuar como um absorvente do impacto. Neste caso, a prótese poderia ser trocada pela mesma cicatriz da gluteoplastia de aumento. Importante é saber que as injeções nunca deverão ser realizadas na região glútea, depois da colocação das próteses, sendo o braço o local escolhido para as injeções. 

08. Quando atingirei o resultado definitivo da Gluteoplastia de Aumento com prótese? 
Apesar do resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio é que as nádegas atingirão sua forma definitiva ( após 6 meses). A maior parte do edema (inchaço) sai depois de 2 meses da colocação das próteses, sendo este o período de maiores mudanças na forma das nádegas. 

09. O Pós-operatório desta cirurgia é doloroso? 
Geralmente é um pouco doloroso nos primeiros dias, devido à distensão muscular. A dor será controlada com analgésicos e antiinflatamórios e cederá com o tempo. 

10. Há perigo na Gluteoplastia de Aumento? 
Raramente a cirurgia plástica de gluteoplastia de aumento sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública. 

11. Qual o tipo da anestesia utilizada? 
Anestesia peridural ou geral. Depende do caso. 

12. Quanto tempo dura o ato cirúrgico? 
Em média de 90 minutos até 120 minutos se necessário for. 

13. Qual o período de internação? 
24 a 48 horas. 

14. Quando são retirados os pontos? 
Geralmente são utilizados pontos internos que são absorvíveis, não necessitando retirada.

15. São usados drenos? 
Drenos de aspiração podem ser usados para evitar o acúmulo de secreção ao redor da prótese de glúteo. Geralmente são retirados entre 2 a 3 dias depois da cirurgia. 

16. Quando poderei tomar banho completo? 
Geralmente após dois dias ou depois de tirar o dreno. 

17. Quando poderei retornar a minha ginástica? 
Geralmente após 60 dias, com exercícios progressivos. 

18. O que vem a ser a retração da cápsula da Prótese de Glúteo? 
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa do organismo (que se forma em torno da prótese), que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses de glúteo poderão e deverão ser retiradas, através das mesmas cicatrizes. Cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses ou outra conduta que melhor se adapte ao caso, no mesmo ato ou em tempo posterior. A retração da cápsula nunca reflete imperícia do cirurgião, mas sim, um comportamento anômalo do organismo das pacientes que a apresentam. Os leigos costumam chamar de "rejeição" a contratura da cápsula, porém a gluteoplastia de aumento não produz a verdadeira rejeição, por ser o silicone inerte e não levar à produção de anticorpos. 

19. A cirurgia de protese de gluteo pode ser associada a outras cirurgias plasticas?
Sim! A prótese de glúteo pode ser associada a outras cirurgias plásticas, sendo muito comum a associação com lipoaspiração. 

IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que estes retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião.

Para fins de honorários, será considerado retoque, todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subseqüente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas. 

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV é vedada. 


Adaptado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP

Cirurgia Plástica
Dr. Fernando Araujo - CRM: 4210
Telefones: (79) 3023-6881 | 99126-7345
Siga-nos no Facebook
criação de site